Itajaí regulamenta a Lei Anticorrupção

09 de junho de 2017 16:43

O Município de Itajaí é pioneiro na regulamentação da Lei Anticorrupção em Santa Catarina. Na última sexta-feira (26), o prefeito Volnei Morastoni assinou o decreto que inicia os trabalhos para aplicação da Lei Federal no âmbito municipal. A medida inédita punirá atos de corrupção cometidos em Itajaí.

No prazo máximo de 60 dias, a Lei já deverá ser aplicada para o Executivo Municipal, autarquias, fundações, fundos e demais entidades da administração indireta. Pautada na ética e na transparência, a Lei Anticorrupção prevê a responsabilização de pessoas jurídicas e seus sócios quando da prática de atos lesivos contra a administração pública.

“Somos pioneiros em nosso estado no encaminhamento desta matéria tão importante. Hoje assinamos o decreto que constitui a comissão que definirá todos os detalhes da regulamentação. Vamos estabelecer uma interlocução com vários setores da sociedade para realizar uma gestão eficiente, transparente e com responsabilidade social dentro dos mais altos padrões éticos”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.

A regulamentação em Itajaí, pioneira no combate à corrupção, conta com a assessoria do ex-ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage Sobrinho. Ele participou ativamente da elaboração da Lei Federal e possui amplo conhecimento sobre a punição de atos corruptos.

Com a regulamentação promulgada em Itajaí, ficará definido quem julgará os processos de atos de corrupções de empresas contra o município, sem depender de ações no judiciário. A medida dará mais agilidade e poderá resultar na aplicação de multas que variam de 0,01% a 20% do faturamento bruto da empresa. Contudo, o prefeito ressalta que a intenção da Lei não é simplesmente punir os infratores, mas prevenir que crimes de corrupção sejam cometidos em Itajaí.

“Itajaí merece ser reconhecida por essa iniciativa de não apenas de regulamentar a Lei Anticorrupção, mas por dar início ao programa de integridade pública no município com a implantação do Código de Ética e Conduta”, comenta Hage.

O ex-ministro auxiliou na elaboração do Código de Ética e Conduta do Servidor de Itajaí, lançado oficialmente durante o evento. O material reafirma o compromisso do Município de Itajaí com a ética, a transparência e a retidão no trato da coisa pública. O código norteará os atos dos funcionários públicos e o relacionamento com os demais colaboradores, munícipes e prestadores de serviço.

“Uma vez que o município responsabilizará pessoas jurídicas por uma má conduta, é esperado que o prefeito e servidores demonstrem uma conduta com lisura, pautada na honestidade, na ética e na transparência. Isso tem que partir de nós. Por isso casamos a regulamentação da lei com o lançamento do Código”, destaca o prefeito Volnei.

yeezy march 2022 doudoune ultra légère homme air jordan 4 military black alpargatas vflex levi’s farkkutakki Finland violino nero nfl trikot bengals alpargatas vflex cicás hosszúujjú gyerekpóló veste moto toute saison amazon Parfums Femme the home deco factor schubladen organizer cicás hosszúujjú gyerekpóló sz c hangok automatizálása creolen gold gucci

ObservatórioSocial de Curitiba

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: curitiba.marketing@osbrasil.org.br