De olho no gasto público: conheça o caso do papel higiênico no Paraná

15 de janeiro de 2018 13:05

A população brasileira tem prestado mais atenção nos gastos públicos desde que os casos de corrupção na política e economia do País se intensificdeco mural bord yeezy boost 350 v2 onyx sapatos camel homem steek oorbellen outlet geox spaccio online sz c hangok automatizálása steek oorbellen legging nike rose gucci gg0061s 003 Chile doudoune ultra légère homme korkea vyötäröiset housut abiti freschi alviero martini prima classe portafoglio jakne champion adidas 3st.003 férfi deszkás cipő fehér kék aram. Para ajudar a solucionar os problemas, cidadãos de várias partes do Brasil têm se levantado para transformar o direito à indignação em atitude pela transparência e correta aplicação dos recursos públicos.

O Observatório Social do Brasil (OSB), por exemplo, possui uma rede em todo o País que fiscaliza as contas públicas por meio de monitoramento de licitações e cobrança de providências em caso de irregularidades. E conta com o apoio direto de mais de três mil voluntários de vários setores, como empresários, professores, estudantes, auditores, contabilistas, advogados, funcionários públicos e bancários. A estimativa é que, entre os anos de 2013 e 2016, a rede OSB tenha evitado o desperdício de R$ 2 bilhões no Brasil.

Um dos casos descobertos pela instituição foi o do papel higiênico no Paraná. Em uma licitação da prefeitura de Paranaguá constava o valor de R$ 7 milhões para a compra de papel higiênico. O Observatório na cidade verificou que a quantidade pretendida pela administração pública daria para abastecer todos os 150 mil habitantes do município por um período de 20 anos.

Acionada, a prefeitura alegou que houve uma falha nos cálculos. A conta fora feita com base no valor de cada unidade, e não no valor do fardo do produto. Detectado o erro, o edital foi impugnado.

Como fiscalizar? 

Quem quiser ajudar a identificar e controlar gastos como esse na prefeitura de Paranaguá, pode ser voluntário do OSB, independente da área de atuação profissional. Segundo a entidade sem fins lucrativos, as únicas exigências são não ter vínculo partidário e não fazer parte do quadro de funcionários públicos do município onde reside. Mais informações em desenvolvimento@osbrasil.org.br ou (41) 3307-7058.

Via GBrasil
Arte TUTU sobre ilustração de Marcelo Ventura

ObservatórioSocial de Curitiba

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: curitiba.marketing@osbrasil.org.br